segunda-feira, 14 de julho de 2008

Jogo treino do F.C.PORTO

Tomy inverte o triângulo
O FC Porto venceu facilmente o primeiro jogo na Alemanha, frente aos amadores do FC Gutersloh, e a principal ilação que se pode retirar é a de que Jesualdo Ferreira quis ver o comportamento da equipa com Tomás Costa a jogar ao lado de Bolatti, libertando Lucho unicamente para as acções ofensivas. Ao contrário do esquema habitual, o treinador inverteu o triângulo do meio-campo. Já se sabe que o reforço contratado ao Rosário Central pode desempenhar vários lugares no "miolo" e ficou-se com a certeza de que está à vontade no papel de trinco. Uma experiência que poderá ser repetida no futuro. Tomy é um construtor de jogo que combina bem a visão ofensiva com a recuperação de bolas. Ao colocá-lo ao lado de Bolatti - este voltou a confirmar que se dá mal quando actua acompanhado -, Jesualdo quis também protegê-lo, de maneira a construir jogo de trás para a frente: o que é mais fácil do que se estivesse ao lado de Lucho.
Curiosamente, e apesar da boa exibição de Tomy - recupera bem e passa ainda melhor -, o FC Porto foi para o intervalo empatado a um golo. A surpresa chegou aos 30 minutos, num bom golo de Daniel Eckel, que saltou mais alto do que Pedro Emanuel num lance de bola parada. Jesualdo continua a privilegiar a marcação à zona nesse tipo de lances. Valeu depois um autogolo de Heinrich, quase em cima do intervalo, para o FC Porto chegar ao empate, após um bom cruzamento de Mariano. Candeias actuou na esquerda do ataque e, com Tomás Costa, foi quem chamou mais a atenção na primeira parte, na qual jogaram mais dois reforços: Rolando e Benítez.
Após o intervalo, chegaram as alterações, com a entrada de Helton, Fernando, Lino e Alan (Tengarrinha entrou depois), e também chegaram os golos. Foi eficaz o de Farías, bonito o de Lucho, num remate forte e colocado, e excelente o de Lino, na marcação irrepreensível de um livre directo. Tudo isto numa altura em que o triângulo do meio-campo já tinha a configuração normal, com Fernando sozinho à frente da defesa, ficando Lino ao lado de Lucho.
FC Gutersloh 1 - FC Porto 4

Sem comentários: