segunda-feira, 23 de junho de 2008

Melhor MMO existente! - Hattrick

Hattrick é um jogo internet que visa a gestão de uma equipe de futebol. Originário da Suécia, o jogo conta em 2008 com mais de 960000 jogadores e respectivas equipas de todo o Mundo. Existem 118 países e as respectivas ligas nacionais. Existe uma comunidade mundial construída em torno do jogo, que coleta estatísticas e fala sobre hattrick em conferências, por exemplo.

Depois do registro, o utilizador recebe uma equipe. Esse processo pode ser mais ou menos rápido de acordo com o número de utilizadores que estão numa lista de espera. O novato recebe uma equipe que estava sem utilizador das duas últimas divisões da Liga onde se inscreveu. Para além disso, recebe um plantel de jogadores, um treinador, um estádio pequeno e uma pequena quantia de dinheiro. Depois o jogador começa a gerir a sua equipe, o que envolve: contratações e despedimentos de jogadores, definição da táctica, contratação e despedimento de equipa técnica (médicos, fisioterapeutas, economistas, relações públicas, etc.), dar ordens para os jogos, fazer convites para jogos amigáveis, entre outras coisas.

Cada época dura sensivelmente 4 meses. Se a equipe tiver sucesso sobe para a divisão superior, por qualificação directa ou disputando um play-off com uma equipa da divisão superior.Este esquema de divisões varia de um país para o outro, alguns têm muitas e outros não.

Existem muitas personalizações que um usuário pode fazer em seu próprio time, como renomar seu estádio, mudar o tipo de treino, ou até arrumar um técnico novo. Mas, como qualquer jogo de gerenciamento, o jogador deve dizer a seus jogadores em quem posição eles vão jogar, e como jogar naquela posição, caso queira ter sucesso.

O Hattrick está sempre sob desenvolvimento, e os desenvolvedores do jogo estão constantemente adicionando novas funcionalides ao jogo, e melhorando as atuais. Após um debate acalorado nas conferências do jogo, foi implementado um torneio mundial chamado Hattrick Masters no estilo da Liga dos Campeões.

Considerando o número de usuários ativos, as ligas que lideram no Hattrick são as da Espanha, Suécia, Holanda, Bélgica, Argentina e Suíça, embora países como Polônia, Estônia, Finlândia, Romênia e Alemanha, entre outros, estejam em direção das posições no topo. O Hattrick também tem Seleções Nacionais, dois para cada país, uma Sub-20 e uma sem restrição de idade. A cada temporada, uma Copa do Mundo é organizada, uma temporada para Sub-20, outra para o time sênior, e assim por diante. O primeiro país a vencer uma copa internacional sobre a Suécia foi a Romênia. O clube dos Campeões da Copa do Mundo tem poucos membros até agora: Suécia, Romênia, Noruega, Alemanha, Estônia e Portugal. A Suécia, em certa oportunidade venceu a Copa do Mundo, após derrotar a Escócia por 8 a 0 na final, tendo os escoceses se classificando surpreendentemente com seu técnico muito talentoso, e com a falta de sorte em cair contra o time mais forte no fim.

Existem muitos softwares de terceiros disponíveis para auxiliar o usuário na sua experiência com o jogo - embora muitos usuários debatam se eles diminuem ou não o talento do jogo - tais como visualizadores de jogos e administradores de times.

Os criadores do Hattrick também desenvolveram um jogo onde o cenário musical é a forma de chegar ao topo da fama. O Popomundo já é jogado por mais de 72 mil pessoas e vem conquistando cada dia mais, tanto os jogadores de Hattrick, quanto aficcionados pela música de todo o mundo.

Sem comentários: